Notícias | fique a par das novidades!


Portal tecnológico para avaliação da ecoeficiência das empresas do Setor do Papel e Cartão

O Portal Ecoinovação visa disponibilizar uma ferramenta de apoio à gestão, promovendo a avaliação da ecoeficiência das empresas do Setor do Papel e Cartão. Medir o desempenho, para avaliar o progresso e impulsionar a ecoeficiência, conduzindo a uma utilização mais eficiente dos recursos naturais.

Esta ferramenta estabelece um suporte digital para a avaliação da ecoeficiência e a adoção de boas práticas, ajudando as empresas a alcançar uma melhoria do desempenho ambiental e económico, através de uma redução de custos e dos impactes ambientais associados às atividades e contribuindo para uma economia mais circular.

O Portal está organizado em diferentes áreas facilmente acessíveis a partir do Menu principal:
Projeto  –  resumo  dos  objetivos do projeto e contactos;
Empresas  –  apresentação  das empresas aderentes ao portal;
Índice  de  Ecoeficiência  –  nesta área  ficam  disponíveis  os resultados  da  avaliação  do desempenho  da  empresa  através dos KEPIs, Índice de Ecoeficiência e Perfil de Ecoeficiência;
Fórum  –  área  destinada  à colocação  de  mensagens  com dúvidas,  partilha  e  debate  de ideias  relativas  aos  diferentes temas da Ecoeficiência;
Boas  Práticas  –  área  de  partilha de boas práticas  de Ecoeficiência no Sector do Papel e Cartão;
Ferramentas  de  Gestão  –  área onde  são  disponibilizados  vários formulários  para  o  registo  de dados  de  desempenho organizados pelos diversos temas da  Ecoeficiência,  tendo  em  conta a  informação  necessária  para  o cálculo  dos  KEPI,  bem  como  as obrigações  de  monitorização  das empresas.

Poderá aceder neste endereço:

www.ecoeficiencia-anipc.pt

 

Seminário Final "Ecoinovação no setor do papel e cartão" - 21/06/2018

O projeto Ecoinovação no setor do papel e cartão terá o seu epílogo com o Seminário final no próximo dia 21 de Junho, no Europarque em Santa Maria da Feira, com o programa que pode descarregar abaixo neste artigo.

Realce para as participações da Agência Portuguesa do Ambiente e CCDR-Norte, que irão abordar temas importantes para todas as empresas associadas na gestão dos seus resíduos, em particular para as empresas operadoras de gestão de resíduos.

Seguir-se-á um almoço buffet, oferecido pela ANIPC a todos os participantes.

Da parte da tarde, teremos uma apresentação da Universidade de Aveiro, e será depois apresentado o Portal da Ecoinovação, uma ferramenta que pretendemos seja fundamenta para a gestão ambiental da vossa empresa, que será disponibilizado a todas as empresas do setor interessadas de forma gratuita.

Destacamos ainda a apresentação, em primeira mão, do vídeo promocional do projeto, que contou com a colaboração de várias empresas associadas.

Finalmente, notem que as inscrições são gratuitas, mas limitadas à disponibilidade do espaço. Inscreva-se aqui até ao próximo dia 14 de Junho de 2018.

 

DONWLOAD DOCUMENTO

Publicação Contrato Coletivo de Trabalho

Foi publicado no Boletim de Trabalho e Emprego n.º 14, de 15 de Abril de 2018, o Contrato de Coletivo de trabalho celebrado entre a ANIPC e a FIEQUIMETAL.

Trata-se de uma publicação que contém a publicação integral do CCT em vigor, com as atualizações na tabela salarial e subsídio de refeição para este ano de 2018.

Faça o download abaixo.

 

DONWLOAD DOCUMENTO

PLANO DE FORMAÇÃO PARA 2018 atualizado!

Consulte na nossa área da formação, as ações disponíveis e as informações detalhadas para cada uma das ações e inscreva-se já!

 

 

DONWLOAD DOCUMENTO

Eco-Inovação no setor do Papel & Cartão

A ANIPC submeteu e viu aceite a sua candidatura apresentada ao COMPETE no âmbito do Aviso nº 04/SIAC/2015, do Sistema de Apoio a Ações Coletivas.

O projeto “Eco Inovação no Setor do Papel e Cartão”, pretende promover a eco-eficiência como ferramenta de gestão que introduz vantagens ambientais, competitivas e económicas nas organizações e que promove o desenvolvimento sustentável através da utilização mais eficiente dos recursos.

O projeto contemplará diversas atividades, entre as quais um Plano de recolha de informação e vigilância prospetiva e estratégica relacionada com a Ecoeficiência no Setor do Papel e Cartão, um Portal da Eco-Eficiência que se destinará não apenas para a promoção de medidas eco-eficientes, mas também para disponibilizar ferramentas essenciais de apoio às empresas, no que respeita à ecoeficiência.
Para além destas atividades está também previsto um Plano de Intervenção e Sensibilização, nomeadamente através da realização de conferências e workshops onde serão debatidas e apresentadas diversas soluções e informações relevantes no âmbito da ecoeficiência.

Objetivos operacionais:

-Sensibilizar as empresas para a Eco-Eficiência;
-Fornecer informação e ferramentas às empresas no âmbito da implementação da Eco-Eficiência;
-Identificar casos de sucesso que possam reforçar a importância para a competitividade económica da eco-eficiência;
-Otimizar a utilização de recursos e reduzir custos no setor do papel e cartão;
-Reduzir impactes ambientais no setor do papel e cartão;
-Identificar boas práticas que permitam às empresas definirem as suas metodologias de implementação da ecoeficiência;
-Fomentar a cooperação entre as empresas do setor do papel e cartão.
 
Para mais informações poderá contactar a ANIPC – Associação Nacional dos Industriais de Papel e Cartão, através do nosso endereço eletrónico geral@anipc.pt, ou através do telefone 256 060 996.

POCI-02-0853-FEDER-016260

 

Valorização dos subprodutos e resíduos na Fabricação de Papel e Cartão

O EoW - Valorização dos subprodutos e resíduos na Fabricação de Papel e Cartão é um projeto apoiado pelo COMPETE na medida SIAC- Sistema de Incentivos às Ações Coletivas que teve como objetivo estratégico o aumento da competitividade do setor da indústria de papel e cartão, promovendo a valorização dos subprodutos e resíduos através da sua reintegração no ciclo produtivo, contribuindo para a sustentabilidade ambiental associada a uma maior rentabilidade económica.

O projeto foi desenvolvido com base nas seguintes iniciativas:
  • Criação do processo de certificação EoW (End of Waste)
  • Elaboração de manuais técnicos – Classificação de subproduto de papel e cartão e Atribuição do fim de estatuto de resíduos de papel e cartão
  • Instrumentos de Autodiagnóstico
  • Ações de Promoção e Disseminação (Brochuras e Workshops)

Classificação como SUBPRODUTO
O projeto para a atribuição do estatuto de subproduto ao papel e cartão foi finalmente aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente, culminando um projeto iniciado pela ANIPC em 2012, e correspondendo a um anseio antigo das empresas associadas.

Com esta aprovação, as empresas transformadoras poderão ver as aparas da sua produção ou embalagens não conformes serem encaminhadas para reciclagem como subproduto de papel e cartão.
 
Actualmente, para as empresas que ainda não solicitaram à ANIPC a adesão a este procedimento, o seu material é encaminhado como resíduo para os Operadores de Gestão de Resíduos/Fábricas Recicladoras. Como tal, as cargas têm que ser acompanhadas por GAR, e anualmente as quantidades têm que ser declaradas à APA via SIRAPA.

Este processo, de adesão voluntária, é bastante simples e a ANIPC, de acordo com o Regulamento para a Certificação de Subproduto de papel e cartão, validou já os critérios para a atribuição de subprodutos de papel e cartão a algumas empresas, sendo que o site da APA já se encontra atualizado, pelo que poderá aceder à lista das empresas autorizadas a classificar a suas aparas como subprodutos aqui.
 
Para a classificação das suas aparas de papel e cartão como subprodutos, cada empresa deve cumprir os critérios estabelecidos no Manual Técnico para a Classificação de Subprodutos de Papel e Cartão e adotar, sempre que possível, as boas práticas presentes na brochura divulgada pela ANIPC no âmbito deste projeto. 
 
Para iniciar o seu processo de classificação das aparas de papel e cartão como subproduto, poderá aceder e preencher o Formulário de Autodiagnóstico e aferir se satisfaz os critérios para adesão a este processo. Qualquer dúvida, contacte-nos!

FIM DE ESTATUTO DE RESÍDUOS
O processo do fim do estatuto de resíduo para o papel/cartão tinha previsto a definição de critérios pela Comissão Europeia, no entanto devido à falta de consenso entre os vários Estados Membros, a proposta em discussão foi chumbada no final do ano de 2013.

Considerando este desfecho inesperado, a ANIPC deu continuidade ao trabalho a que se tinha proposto, insistindo e colaborando com a APA na definição de critérios nacionais, previstos na legislação aplicável a esta matéria. Assim, a ANIPC submeteu à APA um dossier com a sugestão de critérios (baseados na proposta elaborada pela Comissão Europeia) adaptados num Manual Técnico, a ser implementado nas empresas associadas, prevendo ainda o processo a certificação das empresas associadas, para que o material papel/cartão, quando sai das instalações dos Retomadores para reciclagem, seja uma normal mercadoria, sem sujeição às apertadas regras e burocracias que o transporte e movimento de resíduos obrigam.

Atualmente, a ANIPC aguarda resposta da APA ao pedido submetido, pelo que assim que se verificarem desenvolvimentos sobre este assunto, informaremos por esta via. Entretanto, poderá aceder ao Formulário de Autodiagnóstico para atribuição do Fim de Estatuto de Resíduo, de forma a verificar o seu cumprimento quanto aos critérios propostos à APA.

 

DONWLOAD DOCUMENTO

Associados anipc

As empresas associadas são distinguidas em três grupos sectoriais distintos, mas interligados entre si, a saber: Fabricantes/Recicladores, Retomadores e Transformadores. A atividade das empresas Fabricantes/Recicladores centra-se na produção de papel e cartão, utilizando, na sua maioria, como matéria-prima o papel e cartão usados. A atividade destas empresas é, em muitas delas, praticamente centenária, e é de grande relevância para o país e para a nossa sociedade.

 

Estatística da reciclagem de papel na Europa

A taxa de reciclagem de papel na Europa atingiu os 71,7% em 2013. A quantidade total de papel recolhido e reciclado pelo sector Europeu de papel permanece estável (57 milhões de toneladas), apesar da diminuição do consumo de papel na Europa.

 

A ANIPC apresenta novas instalações e arranca com o projeto Ecoinovação!

A ANIPC convida todos os seus associados e membros do setor do papel e cartão  a participar no nosso mais recente projeto: Ecoinovação no Setor do Papel e Cartão!
A primeira conferência desta iniciativa é intitulada "A ECOEFICIÊNCIA na Indústria do Papel e Cartão" e terá lugar no Europarque, Santa Maria da Feira no dia 11 de Maio de 2017, com início às 14h30.
Veja aqui o programa da conferência e saiba mais aqui sobre esta iniciativa!

Faça já a sua inscrição!

Informação

É com grande orgulho que a ANIPC vem informar os seus associados e subscritores da sua newsletter da sua mudança de instalações, estando agora situada no Centro Empresarial do Europarque, em Santa Maria da Feira!

Convocatória


Convocam-se os membros da ANIPC para a assembleia geral a realizar no dia 27 de Abril de 2017, a ter início às 17h30 no Centro Empresarial do Europarque, cujo foco é a apreciação e votação do relatório de contas do exercício de 2016.

Conheça também as nossas ofertas de formação!