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Sessão de esclarecimento Novos Módulos do SiLiAmb

A ANIPC irá realizar uma sessão de esclarecimento, em parceria com a APA, sobre os novos módulos disponíveis na plataforma SiLiAmb (e-GAR's e Registo de Produtores de Produtos), no Centro Empresarial do Europarque, no próximo dia 4 de dezembro de 2017, a qual incidirá sobre os seguintes temas:



Informação sobre e-GAR:
Com esta iniciativa pretende-se informar sobre as mudança inerentes à utilização das guias eletrónicas de acompanhamento de resíduos (e-GAR) aprovadas pela Portaria nº145/2017,  apoiando todos os envolvidos no processo a trabalhar com o novo modelo e módulo da plataforma eletrónica SILIAMB. Estas guias serão obrigatórias a partir de 2018.




Informação sobre Registo de Produtores:
Esta será uma sessão pedagógica dividida em duas partes que contemplam o enquadramento legal e como fazer o enquadramento enquanto produtor/embalador, segundo o n.º 5 do artigo 10.º- A do Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR) - Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de setembro.

A realização desta ação está confirmada eo respetivo folheto com informação detalhada sobre o programa e processo de inscrição pode ser encontrado aqui.

Caso tenha interesse em participar ou enviar V/ colaboradores, deverão formalizar as respetivas inscrições, o mais tardar até 25 de novembro, através do preenchimento da ficha de inscrição online que se encontra disponível no seguinte endereço (http://anipc.dyndns.tv:9000/inscricoes.aspx)

 

Eleições ANIPC

 
Conforme o previsto estatutariamente, a ANIPC irá entrar em novo ciclo diretivo para o triénio 2018-2020, com eleições marcadas para o próximo 14 de Dezembro. De acordo com os Estatutos em vigor:A apresentação de candidaturas só pode ser feita, até 15 dias antes da data designada para a realização das eleições, pelo conselho geral ou por um mínimo de 25 % dos sócios no pleno uso dos seus direitos.
As candidaturas a apresentar poderão prever o preenchimento de um ou mais órgãos sociais, bem como da mesa da assembleia geral, sendo que a lista para cada órgão será votada separadamente.
As listas referidas no número anterior deverão prever o número de membros efectivos suficientes para o preenchimento dos cargos de cada órgão, e ainda:
Três membros suplentes para o conselho geral;
Um membro suplente para o conselho fiscal;
Um membro suplente para a mesa da assembleia geral.
A apresentação consiste na entrega ao presidente da mesa da assembleia geral das listas contendo a designação dos membros a eleger, devendo ser subscritas pelo conselho.

 

Oferta formativa para o mês de Outubro



Na sequência do Plano de Formação desenvolvido para 2017, a ANIPC vem por este meio informar que se encontram abertas inscrições para as seguintes ações de formação, previstas para o mês de Outubro.


Nova formação!
Avaliação de desempenho - As ferramentas essenciais para crescer e evoluir
Início a 11 de Outubro de 2017

Consulte aqui a informação desta formação!


Adaptação prática do sistema de gestão ambiental à nova norma ISO 14001:2015 (4h) 04/10/2017

Consulte aqui a informação desta formação!

Adaptação prática do sistema de gestão da Qualidade à nova norma ISO 9001:2015 (4h) 04/10/2017

Consulte aqui a informação desta formação!

Trabalho em Equipa
(8h) 09/10/2017

Consulte aqui a informação desta formação!


Regras para a Gestão dos REEE'S
(8h) 10/10/2017

Consulte aqui a informação desta formação!


Curso de Regulamentação Social – Tempos de Condução e Repouso e Utilização do Tacógrafo
(4h) 16/10/2017

Consulte aqui a informação desta formação!

Movimentação e Utilização Segura de Máquinas (Empilhadores)
(8h) 19/10/2017

Consulte aqui a informação desta formação!

Deve inscrever-se através da ficha online para o efeito, o mais tardar até 10 dias úteis antes da data de início de cada ação de formação.

Faça aqui a sua inscrição!


Pode também consultar o Plano de Formação da ANIPC para o 4.º trimestre de 2017 a fim de poder analisar, atempadamente, todas as ações que estamos a prever organizar até final deste ano.
 
Consulte-o aqui!
Para qualquer informação adicional ou dúvida, deverão contactar o secretariado da ANIPC.

Inquira aqui para esclarecimentos adicionais!

 

 

Inauguração do Centro Empresarial do Europarque



O Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Ferreira, inaugurou, no passado dia 9 de Junho, as instalações do Centro Empresarial, onde está sediada a ANIPC. Foi recebido pelo Presidente da ANIPC Inácio Ferreira, e pelos Vice-presidentes Carlos Couto e Saúl Couto.

ANIPC em Varsóvia para participar em conferência



A ANIPC, através do seu Secretário-geral Pedro Conceição, irá participar na Conferência “Os desafios dos Clusters”, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Económico polaco, no próximo dia 30 de Junho. O tema que irá desenvolver será “Os desafios do setor do Papel e Cartão em Portugal no contexto da Economia Circular”.

Trata-se de um honroso convite e que contribuirá certamente para uma maior visibilidade da nossa Associação.

Conferência “A Ecoinovação no contexto da Economia Circular”
No passado dia 9 de Junho, a ANIPC organizou mais uma conferência no contexto do seu projeto “Ecoinovação no setor do Papel e Cartão”, no Europarque.

O programa teve como convidados a Dr.ª Ana Sofia Vaz, da Agência Portuguesa do Ambiente, o Eng.º Fernando Ventura, do Grupo Jerónimo Martins, Anna Larson da organização não-governamental norueguesa Green Business Norway, o Eng.º Delfim Trancoso, do Grupo Europac e a Eng.ª Laura Costa, da The Navigator Company.

Estiveram presentes 44 participantes, numa iniciativa plena de sucesso.


Inquira aqui sobre as nossas ofertas de promoção!

 

"A Ecoinovação no Contexto da Economia Circular"



Participe na segunda conferência do projeto Ecoinovação no Setor do Papel e Cartão terá lugar no Europarque, Santa Maria da Feira no dia 9 de Junho de 2017, com início às 14h15.

Tal como na conferência anterior, a inscrição prévia é gratuita, mas obrigatória!

Veja aqui o programa da conferência e saiba mais aqui sobre esta iniciativa!

Participe fazendo aqui a sua inscrição!

Ou inscreva-se aqui, através do Forum Bizfeira!

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Vamos repetir o sucesso da conferência anterior, que contou com cerca de 40 participantes decididos a dar o primeiro passo na promoção de uma política de eficiência ecológica global com vantagens ambientais e económicas , que visa introduzir uma nova ferramenta de gestão das empresas!

Saiba mais aqui sobre este projeto, ou contacte-nos diretamente!
Votos de sucesso e um muito obrigado a todos os participantes da sessão anterior!


Inquira também aqui sobre as nossas ofertas de formação!

 

PLANO DE FORMAÇÃO PARA 2017 já disponível

Consulte na nossa área da formação, as ações disponíveis e as informações detalhadas para cada uma das ações e inscreva-se já!

 

 

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Eco-Inovação no setor do Papel & Cartão

A ANIPC submeteu e viu aceite a sua candidatura apresentada ao COMPETE no âmbito do Aviso nº 04/SIAC/2015, do Sistema de Apoio a Ações Coletivas.

O projeto “Eco Inovação no Setor do Papel e Cartão”, pretende promover a eco-eficiência como ferramenta de gestão que introduz vantagens ambientais, competitivas e económicas nas organizações e que promove o desenvolvimento sustentável através da utilização mais eficiente dos recursos.

O projeto contemplará diversas atividades, entre as quais um Plano de recolha de informação e vigilância prospetiva e estratégica relacionada com a Ecoeficiência no Setor do Papel e Cartão, um Portal da Eco-Eficiência que se destinará não apenas para a promoção de medidas eco-eficientes, mas também para disponibilizar ferramentas essenciais de apoio às empresas, no que respeita à ecoeficiência.
Para além destas atividades está também previsto um Plano de Intervenção e Sensibilização, nomeadamente através da realização de conferências e workshops onde serão debatidas e apresentadas diversas soluções e informações relevantes no âmbito da ecoeficiência.

Objetivos operacionais:

-Sensibilizar as empresas para a Eco-Eficiência;
-Fornecer informação e ferramentas às empresas no âmbito da implementação da Eco-Eficiência;
-Identificar casos de sucesso que possam reforçar a importância para a competitividade económica da eco-eficiência;
-Otimizar a utilização de recursos e reduzir custos no setor do papel e cartão;
-Reduzir impactes ambientais no setor do papel e cartão;
-Identificar boas práticas que permitam às empresas definirem as suas metodologias de implementação da ecoeficiência;
-Fomentar a cooperação entre as empresas do setor do papel e cartão.
 
Para mais informações poderá contactar a ANIPC – Associação Nacional dos Industriais de Papel e Cartão, através do nosso endereço eletrónico geral@anipc.pt, ou através do telefone 256 060 996.

POCI-02-0853-FEDER-016260

 

As guias eletrónicas de acompanhamento de resíduos (e-GAR) estão quase a chegar!

Está para muito breve a publicação da portaria que irá concretizar a desmaterialização das atuais Guias de Acompanhamento de Resíduos (GAR), as guias de acompanhamento de resíduos hospitalares (GARH) e as guias de acompanhamento de resíduos de construção e demolição (GARCD) em suporte de papel, as quais irão dar lugar às e-GAR, conforme previsto no Decreto-Lei nº 73/2011.

A partir da data da publicação da portaria das e-GAR, prevista ainda para 2016 e até ao final do ano, funcionará como um período transitório, onde o uso das e-GAR será voluntário, pelo que neste período as empresas continuarão a poder ser utilizar os modelos n.º INCM 1428 e n.º 1429, bem como as guias RCD. O objectivo é que a partir de 1 Janeiro de 2017 apenas as e-GAR emitidas através do SILIAMB sejam válidas para o transporte de resíduos. Só a partir da entrada em vigor da Portaria é que as e-GAR poderão ser legalmente utilizadas para acompanhar o transporte de resíduos.

Haverá três modos de emitir e-GAR:
  • Através do portal SILIAMB , orientado para o pequeno produtor ou OGR com um pequeno volume anual de guias
  • Através de Web-services –que as empresas tenham desenvolvido para ligar diretamente os seus ERP ao SILIAMB, orientado para os utilizadores profissionais com grande quantidade mensal de guias
  • Através da APP mobile - a aplicação Android para dispositivos móveis, apenas para os produtores.

As empresas que já estavam anteriormente inscritas no Portal SILIAMB podem usar o interface de testes da APA com as mesmas credenciais testando a e-GAR por sua conta e risco (de notar que a APA não disponibiliza qualquer apoio no uso desta interface temporária para além do manual do utilizador).

Uma das grandes vantagens deste novo sistema é que os dados das e-GAR irão migrar para o MIRR, uma vez que nos formulários B, C1, C2 e D1 do MIRR2016 constará um botão de "pré-preencher" que migrará os dados, que deverão ser validados antes da submissão!

Aguardam-se novidades de fundo como a data prevista da publicação da Portaria, a definição do âmbito de aplicação (isenções) e do modelo de custos (taxas SIRER), sendo que após a publicação da Portaria, a APA irá promover sessões de informação, divulgação e formação em todo o país, estando já prevista uma sessão a realizar em parceria com a ANIPC, cuja data e detalhes iremos divulgar junto dos nossos Associados, quando oportuno.

Para mais informações, poderá entretanto, ir consultando o site da APA!

 

Valorização dos subprodutos e resíduos na Fabricação de Papel e Cartão

O EoW - Valorização dos subprodutos e resíduos na Fabricação de Papel e Cartão é um projeto apoiado pelo COMPETE na medida SIAC- Sistema de Incentivos às Ações Coletivas que teve como objetivo estratégico o aumento da competitividade do setor da indústria de papel e cartão, promovendo a valorização dos subprodutos e resíduos através da sua reintegração no ciclo produtivo, contribuindo para a sustentabilidade ambiental associada a uma maior rentabilidade económica.

O projeto foi desenvolvido com base nas seguintes iniciativas:
  • Criação do processo de certificação EoW (End of Waste)
  • Elaboração de manuais técnicos – Classificação de subproduto de papel e cartão e Atribuição do fim de estatuto de resíduos de papel e cartão
  • Instrumentos de Autodiagnóstico
  • Ações de Promoção e Disseminação (Brochuras e Workshops)

Classificação como SUBPRODUTO
O projeto para a atribuição do estatuto de subproduto ao papel e cartão foi finalmente aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente, culminando um projeto iniciado pela ANIPC em 2012, e correspondendo a um anseio antigo das empresas associadas.

Com esta aprovação, as empresas transformadoras poderão ver as aparas da sua produção ou embalagens não conformes serem encaminhadas para reciclagem como subproduto de papel e cartão.
 
Actualmente, para as empresas que ainda não solicitaram à ANIPC a adesão a este procedimento, o seu material é encaminhado como resíduo para os Operadores de Gestão de Resíduos/Fábricas Recicladoras. Como tal, as cargas têm que ser acompanhadas por GAR, e anualmente as quantidades têm que ser declaradas à APA via SIRAPA.

Este processo, de adesão voluntária, é bastante simples e a ANIPC, de acordo com o Regulamento para a Certificação de Subproduto de papel e cartão, validou já os critérios para a atribuição de subprodutos de papel e cartão a algumas empresas, sendo que o site da APA já se encontra atualizado, pelo que poderá aceder à lista das empresas autorizadas a classificar a suas aparas como subprodutos aqui.
 
Para a classificação das suas aparas de papel e cartão como subprodutos, cada empresa deve cumprir os critérios estabelecidos no Manual Técnico para a Classificação de Subprodutos de Papel e Cartão e adotar, sempre que possível, as boas práticas presentes na brochura divulgada pela ANIPC no âmbito deste projeto. 
 
Para iniciar o seu processo de classificação das aparas de papel e cartão como subproduto, poderá aceder e preencher o Formulário de Autodiagnóstico e aferir se satisfaz os critérios para adesão a este processo. Qualquer dúvida, contacte-nos!

FIM DE ESTATUTO DE RESÍDUOS
O processo do fim do estatuto de resíduo para o papel/cartão tinha previsto a definição de critérios pela Comissão Europeia, no entanto devido à falta de consenso entre os vários Estados Membros, a proposta em discussão foi chumbada no final do ano de 2013.

Considerando este desfecho inesperado, a ANIPC deu continuidade ao trabalho a que se tinha proposto, insistindo e colaborando com a APA na definição de critérios nacionais, previstos na legislação aplicável a esta matéria. Assim, a ANIPC submeteu à APA um dossier com a sugestão de critérios (baseados na proposta elaborada pela Comissão Europeia) adaptados num Manual Técnico, a ser implementado nas empresas associadas, prevendo ainda o processo a certificação das empresas associadas, para que o material papel/cartão, quando sai das instalações dos Retomadores para reciclagem, seja uma normal mercadoria, sem sujeição às apertadas regras e burocracias que o transporte e movimento de resíduos obrigam.

Atualmente, a ANIPC aguarda resposta da APA ao pedido submetido, pelo que assim que se verificarem desenvolvimentos sobre este assunto, informaremos por esta via. Entretanto, poderá aceder ao Formulário de Autodiagnóstico para atribuição do Fim de Estatuto de Resíduo, de forma a verificar o seu cumprimento quanto aos critérios propostos à APA.

 

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Mudança de Instalações

No âmbito do plano estratégico de crescimento sustentado prosseguido pelo Conselho Geral, com vista a dotar a ANIPC de meios técnicos e estruturais capazes de dar resposta às necessidades das empresas associadas, será levada a cabo a mudança das atuais instalações para um local que assegure uma melhor acessibilidade e condições para corresponder aos anseios dos associados.

Assim, já a partir do próximo dia 5 de Outubro, a ANIPC irá mudar-se para as instalações do IDIT (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico), situadas mesmo junto ao Europarque, em Santa Maria da Feira. Este edifício, com uma localização privilegiada junto de duas autoestradas (A1 e A29), garante aos associados um fácil acesso, bem como possui parque de estacionamento próprio, que poupará dores de cabeça a quem se lá deslocar.

A ANIPC ocupará três salas do edifício, com pleno acesso ao auditório e às várias salas de formação do Instituto, garantindo todas as condições para a manutenção do seu estatuto de Entidade Formadora Certificada, bem como condições para recepção condigna dos associados e organização de seminários e outros eventos.

A nova localização da ANIPC é:

ANIPC
Rua da Gândara, n.º 1717
4520-606 S. João de Ver - SMF
 
Coordenadas GPS:
Latitude 40°56 19.82 N
Longitude 8°34 48.82 W

Os contatos telefónicos manter-se-ão, para já, pelo que poderá contactar-nos pelas formas habituais. Logo que haja alteração dos contatos telefónicos, daremos conta por esta via.

 

Associados anipc

As empresas associadas são distinguidas em três grupos sectoriais distintos, mas interligados entre si, a saber: Fabricantes/Recicladores, Retomadores e Transformadores. A atividade das empresas Fabricantes/Recicladores centra-se na produção de papel e cartão, utilizando, na sua maioria, como matéria-prima o papel e cartão usados. A atividade destas empresas é, em muitas delas, praticamente centenária, e é de grande relevância para o país e para a nossa sociedade.

 

Estatística da reciclagem de papel na Europa

A taxa de reciclagem de papel na Europa atingiu os 71,7% em 2013. A quantidade total de papel recolhido e reciclado pelo sector Europeu de papel permanece estável (57 milhões de toneladas), apesar da diminuição do consumo de papel na Europa.

 

A ANIPC apresenta novas instalações e arranca com o projeto Ecoinovação!

A ANIPC convida todos os seus associados e membros do setor do papel e cartão  a participar no nosso mais recente projeto: Ecoinovação no Setor do Papel e Cartão!
A primeira conferência desta iniciativa é intitulada "A ECOEFICIÊNCIA na Indústria do Papel e Cartão" e terá lugar no Europarque, Santa Maria da Feira no dia 11 de Maio de 2017, com início às 14h30.
Veja aqui o programa da conferência e saiba mais aqui sobre esta iniciativa!

Faça já a sua inscrição!

Informação

É com grande orgulho que a ANIPC vem informar os seus associados e subscritores da sua newsletter da sua mudança de instalações, estando agora situada no Centro Empresarial do Europarque, em Santa Maria da Feira!

Convocatória


Convocam-se os membros da ANIPC para a assembleia geral a realizar no dia 27 de Abril de 2017, a ter início às 17h30 no Centro Empresarial do Europarque, cujo foco é a apreciação e votação do relatório de contas do exercício de 2016.

Conheça também as nossas ofertas de formação!

 

A ANIPC apresenta novas instalações e arranca com o projeto Ecoinovação!


A ANIPC convida todos os seus associados e membros do setor do papel e cartão  a participar no nosso mais recente projeto: Ecoinovação no Setor do Papel e Cartão!
A primeira conferência desta iniciativa é intitulada "A ECOEFICIÊNCIA na Indústria do Papel e Cartão" e terá lugar no Europarque, Santa Maria da Feira no dia 11 de Maio de 2017, com início às 14h30.
Veja aqui o programa da conferência e saiba mais aqui sobre esta iniciativa!

Faça já a sua inscrição!

Informação

É com grande orgulho que a ANIPC vem informar os seus associados e subscritores da sua newsletter da sua mudança de instalações, estando agora situada no Centro Empresarial do Europarque, em Santa Maria da Feira!

Convocatória

Convocam-se os membros da ANIPC para a assembleia geral a realizar no dia 27 de Abril de 2017, a ter início às 17h30 no Centro Empresarial do Europarque, cujo foco é a apreciação e votação do relatório de contas do exercício de 2016.

Conheça também as nossas ofertas de formação!

 

Chegaram as e-GAR!

Foi finalmente publicada em Diário da República a Portaria n.º 145/2017, de 26/04, que define as regras aplicáveis ao transporte de resíduos e às e-GAR's.

Consulte-a aqui e contacte-nos para mais informação!
Participe na 1ª conferência do projeto Ecoinovação!

Faça aqui a sua inscrição!
Junte-se aos associados da ANIPC!

Inscreva-se aqui!


Esta conferência é intitulada "A ECOEFICIÊNCIA na Indústria do Papel e Cartão", e é gratuita, sendo necessária inscrição. Esta terá lugar no Europarque, Santa Maria da Feira no dia 11 de Maio de 2017, com início às 14h30, não perca!
Veja aqui o programa da conferência e saiba mais aqui sobre este projeto!


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